terça-feira, 11 de maio de 2010

Tagarelices IV

Luar,
Luar
Vem-me buscar
Que eu sou pequenino
E não sei andar


Eu mexo um dedo, dig, dig, dig
Eu mexo o outro, dig, dig, dig
Eu mexo os dois, dig, dig, dig
Eu mexo a mão, dig, dig, dig
Eu mexo o braço, dig, dig, dig
Eu mexo o pé, dig, dig, dig

Imagem retirada da Internet

segunda-feira, 10 de maio de 2010

Tagarelices III


Mão, mão, mão
Pé, pé, pé
Roda, roda, roda
Assim é que é


Tenho dois olhinhos
Abro-os para ver
Fecho os dois olhinhos
Para adormecer

Imagem retirada da Internet

sábado, 8 de maio de 2010

Tagarelices II

Dicas:


- O bebé deve estar bem disposto e com bom contacto ocular;

- Comece com rimas simples e suaves;

- Desligue a televisão ou outra fonte de ruído para que o bebé ouça;

- Dê ênfase à rima usando a voz e fazendo pausas;

- Personalize as rimas introduzindo o nome do bebé quando for possível;

- Toque em partes do corpo do bebé quando mencionadas;

- Elogie com entusiasmo todas as respostas do bebé.


Imagem retirada da Internet

sexta-feira, 7 de maio de 2010

Tagarelices I

Os bebés gostam de rimas.
Com o sentido da audição bem desenvolvido e habituado, antes do nascimento, ao ritmo cardíaco da mãe, o recém-nascido tem preferência pela musicalidade das palavras ditas em rima, reagindo-lhe de forma mais intensa e satisfeita do que às ditas no tom e frequência do discurso normal.

Rimas, repetidas em conversas e brincadeiras ou cantadas desde o primeiro dia e todos os dias, são fonte de interacção acrescentando tranquilidade, diversão e surpresa recíproca.

Rimas ditas em qualquer altura, quando o bebé está acordado, atento e satisfeito, na muda da fralda, na hora do banho ou depois da refeição, incluindo o nome e o toque, gestos e acções, reforçam a comunicação e as trocas, o ouvir e o responder, o esperar e dar a vez, ao mesmo tempo que estimulam a produção de sons, o início da articulação das sílabas e da sua junção, das primeiras e das novas palavras, da construção das frases, das histórias compreendidas e contadas e das futuras mais prolongadas conversas.

Rimas para aprender a falar e falar para aprender.
Rimas são, para o bebé, livros antes de ler.
Imagem retirada da Internet

sábado, 1 de maio de 2010

A criança e a mentira III

Uma dica!
Explore com a criança a seguinte fábula:
Era uma vez um Pastorinho que costumava levar o seu rebanho para a orla da floresta. Como estava sozinho durante todo o dia, aborrecia-se muito. Então pensou numa maneira de ter companhia e de se divertir um pouco. Voltou-se na direcção da aldeia e gritou:

- Lobo! Lobo!

Os camponeses correram em seu auxílio. Não gostaram da graça, mas alguns deles acabaram por ficar junto do Pastor por algum tempo. O rapaz ficou tão contente que repetiu várias vezes a façanha.
Alguns dias depois, um Lobo saiu da floresta e atacou o rebanho. O rapaz pediu ajuda, gritando ainda mais alto do que costumava fazer:

- Lobo! Lobo!

Como os camponeses já tinham sido enganados várias vezes, pensaram que era mais uma brincadeira e não o foram ajudar. O Lobo pôde encher a barriga à vontade porque ninguém o impediu.

Quando regressou à aldeia, o rapaz queixou-se amargamente, mas o homem mais velho e sábio da aldeia respondeu:

- Na boca do mentiroso, o certo é duvidoso.

Fábula de Esopo
retirada do site: http://kids.sapo.pt/

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