terça-feira, 31 de julho de 2012

sábado, 28 de julho de 2012

Still Face Experiment

A importância da resposta materna à iniciativa do bebé. Veja a reacção à ausência de expressão facial e verbal materna na interacção mãe-bebé.

segunda-feira, 23 de julho de 2012

Autonomia III: 18 meses


Alimentação: Permitir que mantenha a exploração dos alimentos e o treino do uso da colher. É importante colocar novos alimentos à disposição da criança permitindo manter a alimentação com uma actividade de descoberta.

Vestir: Manter as indicações dos 12 meses, mas agora exija que a criança colabore no vestir ainda que isso exija mais tempo. Permita algumas escolhas: entre dois pares de sapatos, entre duas camisolas, etc.

Motricidade Global: Peça ajuda à criança na altura de arrumar os brinquedos. Nesta idade já consegue baixar-se e ainda que só pegue apenas num brinquedo e o dê à mãe já começa a compreender algumas regras.

Linguagem: Sempre que a criança aponta algo porque quer esse objecto ou alimento deve ser incentivada a nomeá-lo ou a repetir a palavra de forma correcta após a correcção dos pais. Ex. “Agui”, “Sim, a mãe vai dar água”. Nunca se deve repetir as palavras infantilizadas.


Imagem retirada do site: http://mayalaurentphotography.squarespace.com/

domingo, 22 de julho de 2012

Passatempo Bonecas Waldorf!

As bonecas Waldorf diferenciam-se por respeitarem e estimularem a capacidade imaginativa da criança. Não reproduzem fielmente a figura humana permitindo que a sua fantasia tenha um papel preponderante na actividade criativa. 
As bonecas são confeccionadas de forma artesanal e com materiais naturais, o que permite à criança experiências sensoriais diversas como diferentes texturas, cores, formas, pesos e até aromas. Estas bonecas bebés são pensadas para os mais pequenos e são levemente perfumadas com essência de alfazema.




Parabéns à Nídia! Receberá esta semana a Boneca Waldorf!

sexta-feira, 20 de julho de 2012

Everybody is a genius!

Não exija da criança aquilo que ela não é ainda capaz de conquistar. Valorize todas as aprendizagens mesmo que pequenas, esse afecto alimentará a sua auto-estima!


Imagem retirada da Internet

quinta-feira, 19 de julho de 2012

Life learning is about...

A aprendizagem promotora de desenvolvimento é aquela proporcionada pela liberdade de interesse, curiosidade e escolha. Neste Verão não imponha fichas e trabalhos, proporcione vivências enriquecedoras resultantes do contacto espontâneo com as outras crianças e com a natureza.

domingo, 15 de julho de 2012

If you want your children to be intelligent...

Não espere pelos 6 anos, a partir dos 6 meses de idade crie hábitos de leitura lendo em voz alta em família. Esta estimulação é preponderante para a aquisição das competências linguísticas e cognitivas.


Imagem retirada da Internet

sexta-feira, 13 de julho de 2012

A importância de planear as férias!


Planeie as férias dos mais pequenos com actividades que exijam a interacção social, promotora do desenvolvimento afectivo-emocional e consequentemente cognitivo. 
Não descuide as férias e não subestime a importância das actividades lúdicas com o grupo de pares. O televisor é a pior companhia da criança, mesmo em dias preenchidos de nuvens procure entreter os mais pequenos com brincadeiras e jogos em que toda a família participa!


Imagem retirada da Internet

quinta-feira, 12 de julho de 2012

Autonomia II: 12 meses


Alimentação: A partir desta idade, a criança deve fazer as refeições à mesa, na mesma altura que os pais. Deve ser dada uma colher, para que ela própria inicie a exploração funcional dos objectos e imite os pais. As crianças devem, nesta altura, começar a beber pelo copo com ajuda.

Vestir: À medida que os pais vão vestindo os filhos devem pedir a sua colaboração “Estica os braços para vestirmos a camisola”, “Puxa agora tu a camisola para baixo”. Ainda que nesta altura seja difícil para a criança realizar estas tarefas é importante ir descrevendo os passos necessários quando se veste.

Motricidade Global: É importante deixar a criança gatinhar livremente, numa área segura, sem perigos. Nunca se deve usar os andarilhos, para além de perigosos não permitem à criança a aquisição de novas competências, como por exemplo o andar.

Imagem retirada da Internet

quarta-feira, 11 de julho de 2012

Autonomia I: dos 9 aos 12 meses


Frequentemente na consulta de Psicologia e de Pediatria verificamos que os pais, dada a falta de tempo e o cansaço de um dia-a-dia demasiado exigente, descuram a autonomia dos filhos. Parece-nos pertinente relembrar como as  rotinas diárias se podem transformar em treinos de autonomia.

Alimentação: Quando se introduz alimentos sólidos na dieta da criança outras alterações são também aconselhadas. É benéfico ter a sua própria cadeira e espaço suficiente para explorar os alimentos. É uma experiência nova, é natural que queira mexer, cheirar e provar aos poucos vários alimentos. A descoberta de novas texturas, cores e aromas deve ser proporcionada e estimulada, permitirá novos conhecimentos e novas aventuras. Também o é para os pais que nesta altura devem pôr em segundo plano o bebé cheiroso e com uma fatiota impecável.

Brincar: Os pais devem sentar a criança numa manta e oferecerem-lhe um brinquedo e com ela explorar o brincar livre. O brincar deve ser o veículo privilegiado para a aquisição de novos conceitos e aprendizagens.

Dormir sozinho: Nesta altura a criança deve ter o seu próprio quarto. O bebé já apresenta capacidade de auto-regulação que lhe permite confortar-se e adormecer sem a intervenção do adulto.


Imagem retirada da Internet

terça-feira, 10 de julho de 2012

Dica: Como tirar partido das novas tecnologias I


Existem inúmeras aplicações para o IPAD direccionadas para os mais pequenos. Algumas mostram-se úteis para estimulação e são sempre muito bem aceites pelas crianças pelo manuseamento intuitivo que o IPAD proporciona. Vamos sugerir algumas, sempre com a ressalva de que serão actividades a realizar por curtos espaços de tempo (cerca de 15 minutos), sem comprometer o brincar livre, criativo e partilhado (com os pais, irmãos, pares) indispensável e prioritário.

Amazing Brain

É um jogo que explora 4 áreas:

- Lógica
- Memória
- Cálculo
- Observação

É indicado para crianças a partir dos 4 anos de idade.
Na aplicação gratuita é disponibilizado um jogo por cada área, já na versão completa (0,79€) existem quatro jogos diferentes. 
Na opção Test o jogo termina com a apresentação do gráfico resumo do desempenho da criança, onde poderá analisar quais as áreas fortes e as dificuldades. Será ainda possível acompanhar a evolução através da comparação com resultados anteriores. 


http://itunes.apple.com/pt/app/amazing-brain/id430798625?mt=8

Conversar desde o Berço


Um vídeo que apresenta todo o material do Projecto! Nestas férias de Verão aproveite as dicas do Conversar desde o Berço!

quarta-feira, 4 de julho de 2012

Passatempo Bonecas Waldorf!

Decidimos mimar os nossos seguidores e os seus filhotes através do Passatempo Bonecas Waldorf. 
As bonecas Waldorf diferenciam-se por respeitarem e estimularem a capacidade imaginativa da criança. Não reproduzem fielmente a figura humana permitindo que a sua fantasia tenha um papel preponderante na actividade criativa. 
As bonecas são confeccionadas de forma artesanal e com materiais naturais, o que permite à criança experiências sensoriais diversas como diferentes texturas, cores, formas, pesos e até aromas. Estas bonecas bebés são pensadas para os mais pequenos e são levemente perfumadas com essência de alfazema. 
Para se inscrever basta:
- Preencher o formulário,
- Gostar da nossa página de facebook (www.facebook.com/odesenvolvimentoinfantil.com),
- Partilhar este passatempo no seu blog ou página de facebook,
Cada pessoa só poderá preencher o formulário uma única vez e até às 24 horas do dia 21 de Julho. O sorteio irá ser realizado através do sistema random.org, dia 22 do mesmo mês. Participe já e boa sorte!
Nota: Os portes de envio ficam a nosso cargo.


LinkWithin

Related Posts with Thumbnails