Veja esta animação com os mais pequenos e aproveite para ensinar os benefícios da alimentação saudável. O seu filho vai achar divertido e será uma excelente oportunidade para começar a mudar rotinas!
quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013
Alimentação Saudável
Para alguns poderá ser exagerado, para outros, os reais conhecedores dos efeitos nefastos da 'fast food' nas crianças e adolescentes, não será certamente. Não opte pela comodidade de uma refeição constituída por alimentos processados, o gosto pelos alimentos saudáveis aprende-se desde cedo pela insistência e rotina. Treine o paladar dos mais pequenos desde cedo e estará a proteger a sua saúde por muitos e bons anos!
A música desde cedo...
Um estudo recente publicado no "Journal of Neuroscience" revela que a aprendizagem de um instrumento musical antes dos 7 anos de idade tem efeitos benéficos no desenvolvimento cerebral. No futuro, não implica necessariamente maior competência a nível musical (comparativamente com crianças que iniciaram essa aprendizagem mais tarde) mas promove também competências como a comunicação, empenho e flexibilidade.
Delicie-se com este vídeo!
segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013
Dica DI!
Uma vinculação segura garante uma relação próxima e equilibrada com os mais pequenos. Talvez seja esse o maior desafio no exercício da parentalidade mas também, sem dúvida, o mais gratificante e preponderante para o futuro dos filhos. Em qualquer faixa etária, dedique-lhe especial atenção, seguindo as nossas dicas!
5 Anos de DI!
Este ano o D.I. comemora 5 anos de existência!
Teremos várias iniciativas mas podemos avançar com a primeira.
O DI disponibiliza Consulta Psicológica/Neuropsicológica às famílias mais carenciadas por um valor simbólico (-75% do valor habitual).
Este projecto conta com um dia fixo por semana e existem neste momento 10 vagas.
Poderá solicitar mais informações através do nosso e-mail (odesenvolvimento@gmail.com).
Nota: O projecto arranca com o mínimo de 5 inscrições e realiza-se no Porto.
quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013
Dica DI
É muito frequente os pais queixarem-se, na consulta, das brincadeiras dos filhos, principalmente as que interpretam como agressivas: "só quer brincar com pistolas e eu já o proibi!"
Não compre uma "guerra" que lhe pode sair cara, aceite o desafio e brinque com o mais pequeno ao que ele quiser... estará a ser uma preciosa ajuda para o seu desenvolvimento emocional e a fortalecer uma relação parental segura.
E se o seu bebé lhe escrevesse uma carta?
E se tivesse a maturidade suficiente para perceber o que é realmente importante para o seu desenvolvimento? Certamente lhe diria que o essencial é uma relação parental consistente, segura, assente em laços de afecto permanentes e fortes!
terça-feira, 19 de fevereiro de 2013
segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013
Pronação Dolorosa do Cotovelo
Mais frequente entre os 18 meses e os 4 anos de idade, é provocada por um movimento que leva ao deslocamento do osso rádio. Actividades como girar a criança pelos braços, ajudar a levantar do chão dando a mão ou o constante puxar do braço da criança pequena enquanto se caminha são de evitar nesta faixa etária dada a imaturidade dos ligamentos.
Este deslocamento é muito doloroso e implica dificuldade no movimento do braço.
O reposicionamento do osso deverá ser realizado por um médico especialista, é um procedimento simples mas também ele doloroso. Sem sequelas e de alívio rápido da dor, a criança só necessita do afecto dos pais e medidas preventivas da recidiva.
*Imagens retiradas da Internet
sábado, 16 de fevereiro de 2013
A construção de memórias ausentes - uma reflexão sobre a infância de hoje
As crianças de hoje, apelidadas de nativos digitais, passam horas a fio em frente a um ecrã de computador ora a jogar ora a navegar pelas redes sociais.
Enquanto pai pense na sua infância e quantas experiências foram preponderantes para o seu crescimento pessoal. Agora repare que todas elas envolviam ou o exterior, a natureza ou os outros, amigos, colegas e familiares num contacto directo e próximo. Deixe-se viajar aos seus primeiros anos de vida e note como as memórias estão carregadas de pormenores sensitivos... o aroma da relva molhada, o sorriso envergonhado do vizinho, a cor das joaninhas que teimavam em fugir, o sussurrar dos pássaros que tentavam encontrar o ramo perfeito para pernoitar, a cor avermelhada do sol no final de tarde de verão, o verde intenso que se misturava com o aroma floral do ramo campestre que colhia com o seu companheiro de brincadeira, as partidas que planeava com os amigos, os sermões que o vizinho mal humorado insistia repetir dia após dia, a expressão de tristeza do seu melhor amigo quando o pai não dava permissão para uma volta de bicicleta, o sorriso e o acenar adeus à mãe como confirmação que o divertimento e alegria eram certas e tantas outras que lhe permitiram conhecer-se através dos outros e com eles tornar-se pessoa.
Agora peço-lhe que pense no dia a dia do seu filho... Através de um ecrã de computador irá ele algum dia compreender o sorriso que esconde uma mentira inocente? Que a vergonha ruboriza os que a têm? Que quando se diz algo que não se sente os olhos não sorriem? Que a empatia envolve uma escuta atenta em que pequenas expressões faciais são fundamentais para que o outros se sintam compreendidos? Que o toque, mesmo que leve nas costas, do melhor amigo alivia o peso dos problemas? Que partilhar gargalhadas acerca de tudo e nada funciona como uma alavanca para o bem estar e vontade de aprender?
Enquanto pais permitimos que a infância dos nossos filhos seja vazia de emoção, afecto e vivência... Porque dia após dia aceitamos, resignados ou aliviados, que sossegue a fala e a agitação caminhando imóvel pelos perigos de um contexto irreal e tão pouco estimulativo do seu desenvolvimento pessoal.
Enquanto adulto, com uma bagagem rica de experiências, certamente reparou como o tempo voa enquanto pesquisa algo na internet, já percebeu que muito amigos usam o facebook como um diário em que se expõem de forma inconsciente e provavelmente já teve uma ou outra situação que não lhe agradou ver divulgada no seu mural. Provavelmente já se questionou acerca desta nova forma de contacto e se alguma vez poderá ser apelidada de interacção e comunicação. O seu filho ainda não desenvolveu a capacidade de se questionar acerca do sentido da realidade, neste momento apreende o seu significado, e como pai é responsável por lhe apontar a realidade e o orientar na suas experiências. Afinal de contas, é uma escolha sua! Só sua! Não o culpe por não estar atento, não lhe aponte o dedo, mas antes aceite o desafio da parentalidade e assuma o comando, o seu papel de pai.
terça-feira, 12 de fevereiro de 2013
Autonomia V: 3 Anos
Alimentação: Nesta altura já deve
exigir o uso do copo sem ajuda, bem como o da colher e do garfo.
Vestir: Já deve ser capaz de se
despir sem ajuda (vestuário sem botões).
Motricidade Global: Permita, sem receios,
que aventure a subir as escadas sozinha, pé ante pé.
Higiene Pessoal: Nesta idade a
criança deve ser capaz de ir à casa de banho com supervisão dos pais. Deve lavar
e secar as mãos sem ajuda e participar activamente no banho e na higiene dentária.
Comportamento: As birras não
devem ser aceites. Os castigos devem ser exequíveis e concretizados.
Esta é a idade ideal para a frequência
diária do jardim-de-infância iniciando a socialização com o grupo de pares. A
criança deve, nesta altura, aceitar a separação da mãe sem ansiedade.
Pode exigir que arrume sempre os
seus brinquedos. Deve ajudar em pequenas tarefas domésticas (ex. ajudar a pôr e
levantar a mesa).
Nas compras, a criança já deve
seguir instruções como por exemplo: “Precisamos de 3 maças vermelhas”. Este
tipo de actividades permite à criança sentir-se responsabilizada e trabalhar
conceitos com cor, forma, etc.
segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013
Dica DI
Não deixe de incentivar a participação dos mais pequenos nas actividades diárias!
Nas situações que sabe que a sua ajuda pode dar mau resultado o "deixa-me mostrar-te como se faz" será sempre melhor solução do que o "eu faço".
quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013
Autonomia IV: 24 meses
Alimentação: Altura de começar a
insistir com o uso do copo sem ajuda. Nesta altura já deverá dominar o uso da
colher e treinar o do garfo.
Vestir: Exija uma colaboração
activa no vestir. Deve conseguir calçar-se.
Motricidade Global: Altura de
permitir uma exploração maior das escadas. Supervisione a criança enquanto sobe
e desce alguns degraus sem ajuda.
Linguagem: Permita e reforce a
criança que fala sozinha enquanto brinca, é uma actividade muito importante
para o seu desenvolvimento mental. Não aceite apenas o apontar exija o nomear
de todos os objectos que lhe pede.
Controlo dos Esfíncteres: Dar a
conhecer o pote, sem imposições. Aguarde que a criança demonstre interesse e
nessa altura passe à fase seguinte, iniciando as rotinas de ida ao pote, sem
pressões. Reforçar positivamente o sucesso no uso do pote, batendo palmas e elogiando.
Comportamento: Esta é a idade das birras. Deve dizer-se “não” de forma assertiva,
com coerência, consistência e continuidade. Não deve ser dada qualquer explicação
(a criança não compreenderá) e perante o comportamento incorrecto os pais devem
demonstrar tristeza e aborrecimento (expressão facial e verbalização “fiquei
triste com o que aconteceu”).
Solicite a sua ajuda em pequenas
tarefas em casa.
quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013
terça-feira, 5 de fevereiro de 2013
Consulta de Psicologia DI
Drª Ana Rita Monteiro
Descrição dos serviços prestados:
A Avaliação Psicológica, indispensável ao planeamento da intervenção
terapêutica, consiste na aplicação de testes psicológicos que permitem a
compreensão da estrutura de personalidade bem como o funcionamento emocional,
social e cognitivo da criança.
A Avaliação do Desenvolvimento é realizada com a Escala
de Desenvolvimento Mental de Griffiths 0-2 Anos (revisão de 1996) e dos 2-8
Anos – Escala Revista (Revisão de 2006) e permite uma análise abrangente e completa de todas as competências do Desenvolvimento Infantil.
A intervenção psicológica direccionada às crianças denomina-se Ludoterapia.
A criança, ainda imatura para traduzir em palavras emoções e sentimentos,
encontra no brincar o seu canal primordial de comunicação. Assim, é através dos
códigos simbólicos do brincar que se intervém com auxílio de brinquedos e
técnicas terapêuticas específicas.
O objectivo da Consulta Psicológica (Ludoterapia) é
intervir nas problemáticas do foro emocional e relacional que condicionam a
funcionalidade e a adaptabilidade social, tendo em conta as especificidades do
desenvolvimento infantil. Visa o bem-estar e o equilíbrio emocional da criança.
Ex. Ansiedade, depressão, comportamento desafiante e opositor, fobia, etc.
O Exame Neuropsicológico da criança visa a identificação e análise
das funções mentais a trabalhar e estruturar, através de uma bateria de
investigação neuropsicológica.
A consulta de Habilitação Neuropsicológica,
direccionada a crianças e jovens, tem como objectivo a aquisição de funções
cognitivas ainda não desenvolvidas ou em subdesenvolvimento (Défices de
Atenção, Dificuldades de aprendizagem, Dislexia, Hiperactividade, etc.)
Contacto para marcações: arytam@gmail.com
Nota_ Consultório no Porto (Boavista)
segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013
Fisiotrimtrim
É com enorme satisfação que convidamos os nossos leitores a conhecerem o projeto Fisiotrimtrim. A Fisiotritrim conta com uma equipa de profissionais "que tem como grande objectivo levar cuidados de saúde ao contexto da criança, em conjunto com pais e educadores!"
Porque nos parece um projeto com resposta adequada em áreas como a Fisioterapia e a Nutrição bem como no Babysitting Especializado, partilhamos com as nossas famílias DIs esta nova parceria.
http://www.fisiotrimtrim.com
https://www.facebook.com/fisiotrimtrim
Subscreva a newsletter e fique a par das novidades!
À conversa sobre a Intervenção Precoce
Facultar
ambientes e atividades interessantes para a criança, leva ao envolvimento
necessário à aprendizagem.
Depois da aquisição do conhecimento, a criança
passará, com a repetição, à fluência e manutenção que mais tarde evoluirá no
sentido da generalização e adaptação. Por exemplo, no reconhecimento das quatro
cores primárias (vermelho, amarelo, verde e azul), primeiro há que iniciar
atividades interessantes para a criança com objetos do dia-a-dia, depois
intensificar oportunidades desta aprendizagem (refeições, jogos de grupo,
atividades ao ar livre, banho) até que haja fluência e manutenção (a criança
reconhece as quatro cores em todas as atividades durante todos os dias), para
que posteriormente possa generalizar em todos os cenários de vida e adaptar
este conhecimento às especificidades das circunstâncias (o vermelho do
semáforo, significa paragem).
domingo, 3 de fevereiro de 2013
Intervenção Precoce na Infância - Estado actual
A Intervenção
Precoce em Portugal está, desde 2009, definida pelo Sistema Nacional de
Intervenção Precoce (SNIPI), com um modelo centrado na família. Abandonado o modelo
anterior, centrado apenas na criança, propõe um trabalho realizado por equipas multidisciplinares
e transdisciplinares, cuja intervenção se baseia no conhecimento de que a
criança aprende nas atividades das rotinas do quotidiano, nos contextos
naturais de vida, em casa e na escola, melhor do que em sessões especiais, em
cenários artificiais, na relação 1:1.
Numa visão
ecológica e sistémica, a criança desenvolve-se na relação com a família,
adultos e pares, repetidamente exposta a estímulos que levam a ações e
respetivas consequências. O ABC do “Embedded
Instrution”, que conduz à espantosa melhoria da funcionalidade da criança,
traduzido em objetivos para a aprendizagem de alta qualidade.
Do antigo e
ultrapassado modelo médico, monodisciplinar e centrado na criança, Portugal
evoluiu, orgulhosamente a par da maioria dos países Europeus e dos Estados
Unidos, para um novo paradigma assente na transdisciplinaridade, no
fortalecimento das famílias e no privilégio das rotinas nos contextos naturais.
* Imagem retirada da Internet
Subscrever:
Mensagens (Atom)