terça-feira, 10 de julho de 2012

Dica: Como tirar partido das novas tecnologias I


Existem inúmeras aplicações para o IPAD direccionadas para os mais pequenos. Algumas mostram-se úteis para estimulação e são sempre muito bem aceites pelas crianças pelo manuseamento intuitivo que o IPAD proporciona. Vamos sugerir algumas, sempre com a ressalva de que serão actividades a realizar por curtos espaços de tempo (cerca de 15 minutos), sem comprometer o brincar livre, criativo e partilhado (com os pais, irmãos, pares) indispensável e prioritário.

Amazing Brain

É um jogo que explora 4 áreas:

- Lógica
- Memória
- Cálculo
- Observação

É indicado para crianças a partir dos 4 anos de idade.
Na aplicação gratuita é disponibilizado um jogo por cada área, já na versão completa (0,79€) existem quatro jogos diferentes. 
Na opção Test o jogo termina com a apresentação do gráfico resumo do desempenho da criança, onde poderá analisar quais as áreas fortes e as dificuldades. Será ainda possível acompanhar a evolução através da comparação com resultados anteriores. 


http://itunes.apple.com/pt/app/amazing-brain/id430798625?mt=8

Conversar desde o Berço


Um vídeo que apresenta todo o material do Projecto! Nestas férias de Verão aproveite as dicas do Conversar desde o Berço!

quarta-feira, 4 de julho de 2012

Passatempo Bonecas Waldorf!

Decidimos mimar os nossos seguidores e os seus filhotes através do Passatempo Bonecas Waldorf. 
As bonecas Waldorf diferenciam-se por respeitarem e estimularem a capacidade imaginativa da criança. Não reproduzem fielmente a figura humana permitindo que a sua fantasia tenha um papel preponderante na actividade criativa. 
As bonecas são confeccionadas de forma artesanal e com materiais naturais, o que permite à criança experiências sensoriais diversas como diferentes texturas, cores, formas, pesos e até aromas. Estas bonecas bebés são pensadas para os mais pequenos e são levemente perfumadas com essência de alfazema. 
Para se inscrever basta:
- Preencher o formulário,
- Gostar da nossa página de facebook (www.facebook.com/odesenvolvimentoinfantil.com),
- Partilhar este passatempo no seu blog ou página de facebook,
Cada pessoa só poderá preencher o formulário uma única vez e até às 24 horas do dia 21 de Julho. O sorteio irá ser realizado através do sistema random.org, dia 22 do mesmo mês. Participe já e boa sorte!
Nota: Os portes de envio ficam a nosso cargo.


terça-feira, 26 de junho de 2012

Dislexia


Um estudo financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) concluiu que 5,4% das crianças portuguesas revelam dificuldade em ler e escrever. Assim, uma em cada 25 crianças do nosso país apresentará dislexia. São dados que não diferem do panorama internacional, no entanto alertam-nos para a necessidade de uma maior atenção e detecção precoce desta dificuldade para que a intervenção seja a mais atempada possível.  

Muito simplificadamente, a dislexia caracteriza-se pela dificuldade no processo de aquisição da leitura.
Actualmente a definição mais consensual é a da Associação Internacional de Dislexia - IDA (2002) e do National Institute of Child Health and Human Development – NICHD:  
“Dislexia é uma incapacidade específica de aprendizagem, de origem neurológica. É caracterizada por dificuldades na correcção e/ou fluência na leitura de palavras e por baixa competência leitora e ortográfica. Estas dificuldades resultam de um défice fonológico, inesperado, em relação às outras capacidades cognitivas e às condições educativas. Secundariamente podem surgir dificuldades de compreensão da leitura, experiência de leitura reduzida que pode impedir o desenvolvimento do vocabulário e dos conhecimentos gerais”.
Desta definição se conclui que as crianças disléxicas não possuem comprometimento intelectual e portanto o seu quociente de inteligência deve apresentar-se dentro dos valores normativos para a sua faixa etária.
Outra definição que nos auxilia é-nos apresentada por Vitor da Fonseca, 1999:
“A dislexia é uma dificuldade duradoura da aprendizagem da leitura e aquisição do seu mecanismo, em crianças inteligentes, escolarizadas, sem quaisquer perturbação sensorial e psíquica já existente.”
Desta definição tiraremos dois outros critérios de exclusão. A criança não deverá apresentar perturbação emocional nem sensorial. Acrescentamos ainda a necessidade de ausência de uma relação pedagógica perturbada que poderá comprometer todos os processos de aprendizagem, incluindo este.

O diagnóstico poderá ser realizado após dois anos do início da aprendizagem da leitura, a partir do 2º ano. Naturalmente poderão existir suspeitas em idade inferiores que deverão alertar os cuidadores e professores para uma vigilância preventiva.
Existem propostas de intervenção eficazes na dislexia com resultados bastante satisfatórios. A avaliação e a intervenção deverão ser sempre realizadas por psicólogos, dada a natureza dos critérios de diagnóstico e a especificidade da intervenção habilitativa.

Em contexto educativo o Decreto-Lei nº3/2008 enquadra os apoios especializados que visam responder às necessidades educativas especiais dos alunos com limitações significativas decorrentes de alterações que se traduzem em dificuldades continuadas ao nível da comunicação, aprendizagem, entre outras, dando lugar à mobilização de serviços especializados para a promoção do potencial de funcionamento biopsicosocial. No entanto, a muitas crianças disléxicas é negado o apoio dado que este decreto só permite a elegibilidade dos casos considerados muito graves com sério comprometimento da aprendizagem. Desta forma, poucos são os abrangidos pelas medidas de Educação Especial (com apoio dado por professores especializados e adaptação das condições de avaliação).

Existem várias associações que visam a promoção da investigação nesta área bem como o apoio na intervenção com crianças e jovens disléxicos.
Divulgamos as seguintes, na certeza que poderão existir outras de igual mérito.
APPDAE – Associação Portuguesa de Pessoas com Dificuldades de Aprendizagem Específicas: http://www.appdae.net/pfdislexia.html
DISLEX – Associação Portuguesa de Dislexia: http://www.dislex.net/
Imagem retirada da Internet

Rastreio do Desenvolvimento Infantil - Porto


ACTUALIZAÇÃO: Agora os Rastreios do Desenvolvimento Infantil também se realizam no Porto. 


Se tem dúvidas acerca do desenvolvimento do seu filho aproveite esta oportunidade. Marque já o seu rastreio gratuito!

         - A partir do primeiro mês de vida até aos cinco anos e seis meses
         - Aplicação e resultados em 30 minutos
         - Necessária a presença da criança, da mãe, pai ou principal cuidador
         - No final ser-lhe-á entregue o resultado com as respectivas recomendações

    Áreas Rastreadas:
         - Comunicação
         - Motricidade Grosseira e Fina
         - Resolução de Problemas
         - Pessoal / Social

Sabia que o rastreio do desenvolvimento infantil é uma prioridade?
          A Organização Mundial de Saúde estabeleceu em 2006, como uma das metas para o Séc. XXI, o investimento no desenvolvimento psicomotor infantil.
          A Direcção Geral de Saúde preconiza a avaliação da linguagem e do desenvolvimento psicomotor entre os 5 e os 6 anos.
          O Decreto-Lei nº 281/2009 de 6 de Outubro prevê o rastreio do desenvolvimento psicomotor dos 0 aos 6 anos.

Rastreio realizado por: Dr.ª Ana Rita Monteiro
                                        Psicóloga Clínica
                                        Formadora em Desenvolvimento Infantil

NOTA: RASTREIOS REALIZADOS EM GONDOMAR E NO PORTO com número limitado de inscrições.
INFORMAÇÕES E MARCAÇÕES: odesenvolvimento@gmail.com

quinta-feira, 21 de junho de 2012

Dica de Verão!

Hoje é o dia mais longo do ano que marca o início do Verão! E para que este Verão seja seguramente 5 estrelas porque não garanti-las com a ajuda dos mais pequeninos? As crianças adoram e ainda treinam a motricidade fina!


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