segunda-feira, 2 de junho de 2008

International Play Association

No seguimento do Dia Mundial da Criança, achamos pertinente reforçar a importância do brincar e do jogo...


"Jogar é a actividade criativa infantil por excelência. O jogo é uma actividade livre, prazenteira e gratuita. Não se pode obrigar a jogar, porque o jogo supõe uma actividade existencial, uma maneira concreta, positiva e de esperança de abordar a vida. Com ele e nele, expressamos sentimentos, libertamos tensões e tornamos possível um saudável equilíbrio emocional da personalidade."

"Será que estamos a dedicar o tempo, o espaço, as energias que se requerem para que os nossos filhos disfrutem do jogo e seus benefícios? Ou, talvez, a perder uma oportunidade única para nos divertirmos juntos, conhecermo-nos melhor e crescer como pessoas?"

Referência: IPA Espanha. http://www.marinva.es/ipa/
...


Artigo 31 da Convenção dos Direitos da Criança
1. Os Estados Partes reconhecem à criança o direito ao repouso e aos tempos livres, o direito de participar em jogos e actividades recreativas próprias da sua idade e de participar livremente na vida cultural e artística.
2. Os Estados Partes respeitam e promovem o direito da criança de participar plenamente na vida cultural e artística e encorajam a organização, em seu benefício, de formas adequadas de tempos livres e de actividades recreativas, artísticas e culturais, em condições de igualdade.

Sem comentários:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails