domingo, 8 de junho de 2008

4.º Prémio

O Rastreio Oftalmológico Infantil (ROI) ganhou mais um prémio, é já o quarto!
Este último foi no 57 Congresso da Associação Espanhola de Pediatria (AEP) que decorreu em Santiago de Compostela de 5 a 7 de Junho e incidiu sobre o teste de Lang. Este teste de estereopsia (visão de relevo) dispensa o uso de lentes, polarizadas para Fly ou vermelho verde para TNO, o que torna possível a sua aplicação desde o início da visão binocular (6 meses) e permite assegurar a suspeita ou não de doença ambliogénica. O trabalho referia-se a uma população de 232 crianças entre os 6 meses e os 2 anos (inclusive) a quem tinha sido aplicado o teste de visão estereoscópica de Lang. Verificou-se que 88,9% das crianças com suspeita de estrabismo e 75% das com suspeita de anisometropia o tinham falhado; resultados bons e duvidosos para teste de Lang tinham correspondido a crianças sem suspeição de doença e a crianças com provável erro refractivo mas sem anisometropia. Perante isto e complementado pelos estudos (poucos) existentes, defendeu-se o uso do teste sistematicamente nas crianças a partir dos 6 meses como forma de diagnóstico precoce das patologias potencialmente ambliogénicas.



terça-feira, 3 de junho de 2008

Toxic Baby Bottles

O Bisfenol A (BFA) é um químico presente no plástico transparente, usado em embalagens ou biberões, e libertado no seu aquecimento. Este produto pode ser tóxico, ao ser ingerido pelos lactentes, causando alterações do desenvolvimento. Por não haver legislação impeditiva do seu uso, a maioria das marcas não o exclui com os processos que embora possíveis são dispendiosos. Assim apenas os novos fabricantes que o evitam mencionam essa vantagem no exterior do biberão (BFA free).


segunda-feira, 2 de junho de 2008

International Play Association

No seguimento do Dia Mundial da Criança, achamos pertinente reforçar a importância do brincar e do jogo...


"Jogar é a actividade criativa infantil por excelência. O jogo é uma actividade livre, prazenteira e gratuita. Não se pode obrigar a jogar, porque o jogo supõe uma actividade existencial, uma maneira concreta, positiva e de esperança de abordar a vida. Com ele e nele, expressamos sentimentos, libertamos tensões e tornamos possível um saudável equilíbrio emocional da personalidade."

"Será que estamos a dedicar o tempo, o espaço, as energias que se requerem para que os nossos filhos disfrutem do jogo e seus benefícios? Ou, talvez, a perder uma oportunidade única para nos divertirmos juntos, conhecermo-nos melhor e crescer como pessoas?"

Referência: IPA Espanha. http://www.marinva.es/ipa/
...


Artigo 31 da Convenção dos Direitos da Criança
1. Os Estados Partes reconhecem à criança o direito ao repouso e aos tempos livres, o direito de participar em jogos e actividades recreativas próprias da sua idade e de participar livremente na vida cultural e artística.
2. Os Estados Partes respeitam e promovem o direito da criança de participar plenamente na vida cultural e artística e encorajam a organização, em seu benefício, de formas adequadas de tempos livres e de actividades recreativas, artísticas e culturais, em condições de igualdade.

domingo, 1 de junho de 2008

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails