terça-feira, 15 de junho de 2010

Suplementos de flúor: sim ou não?

O flúor reduz a prevalência e a gravidade da cárie. Actualmente, considera-se que a sua acção preventiva e terapêutica é tópica e pós-eruptiva e que, para se obter este efeito tópico, o dentífrico fluoretado (pasta dos dentes dos pais) constitui a opção consensual.

Os fluoretos, quando administrados por via oral, podem ter efeitos tóxicos, em particular antes dos 6 anos.


Nas crianças com idades iguais ou inferiores a 6 anos, que cumprem as exigências habituais da higiene oral, isto é, escovam os dentes usando dentífrico fluoretado, a concomitante administração de comprimidos ou gotas aumenta o risco de fluorose dentária (alteração da cor do esmalte).

Ainda antes de o bebé nascer, as consultas de vigilância da gravidez, são uma boa oportunidade para sensibilizar os pais para a importância da saúde oral no contexto de uma saúde global. Por isso, as mensagens devem dar destaque, aos cuidados a ter com a alimentação e a higienização da boca da criança, especialmente após a erupção do primeiro dente.

Na consulta de saúde infantil ou de vigilância da criança pretende-se sensibilizar os pais para a rotina de higiene diária do bebé.

* Imagem retirada da Internet

Sem comentários:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails