terça-feira, 12 de outubro de 2010
Os bebés à lupa!
sexta-feira, 23 de julho de 2010
Bebés: O mito do come e dorme

A Drª Fátima Pinto foi entrevistada pela Revista PAIS & Filhos para o tema do mês "Bebés, o mito do come e dorme". Um texto no qual é também abordado o Projecto "Conversar desde o Berço". Todos os ingredientes para ser recomendado pelo blog Desenvolvimento Infantil!
Espreite no site da Revista: http://www.paisefilhos.pt/index.php/sumario/2597-sumario-235
Imagem retirada do site www.paisefilhos.pt
segunda-feira, 21 de junho de 2010
Vamos Brincar? Como escolher um brinquedo...
O brinquedo é sempre o ponto de partida para uma viagem lúdica, mas o caminho deve ser sempre escolhido e construído pela criança. Uma boneca que fala e chora limitará sempre a brincadeira; os bonecos mais simples são aqueles que têm maior potencial lúdico.


Para crianças mais velhas existem ainda os objectos domésticos que poderão ser muito úteis. Uma pequena panela, uma colher de pau, um rolo de papel absorvente de cozinha, uma caixa de papelão, uma massa feita de farinha, água e corante, entre outros, serão certamente objectos/utensílios/alimentos que poderão criar um óptimo cenário lúdico.

sexta-feira, 18 de junho de 2010
Vamos Brincar?
O brincar criativo é essencial para a saúde mental da criança; é fundamental que se envolva activamente no seu brincar para que competências básicas de aprendizagem possam ser adquiridas. Esta actividade lúdica, imbuída de fantasia e criatividade é a forma da criança pequena aprender acerca dela e do mundo que a rodeia.
O brincar considerado de qualidade é aquele que promove a proximidade nas relações interpessoais; é através dele que as trocas positivas, que impulsionam a relação de partilha e segurança, são realmente aprendidas. Nunca é demais recordar que é através de pequenas e simples brincadeiras que trabalhamos a linguagem nas crianças mais novas, respondendo aos seus sons, palavras e gestos, contextualizando o que se vai passando à sua volta. Ao promovermos o desenvolvimento da linguagem estamos também a oferecer à criança novos conceitos, que estimulam a complexidade do pensamento, a aquisição de estratégias de resolução de problemas que serão preponderantes para o futuro sucesso escolar e académico.

O brincar criativo não exclui o desenvolvimento físico. Através da actividade lúdica em espaços abertos, amplos e seguros as crianças movem-se e usam os sentidos adquirindo gradualmente competências da motricidade grosseira. Brincar à patela, à macaca, saltar às cordas ou ao elástico são actividades que permitem, com recurso a materiais de múltiplas funcionalidades, desenvolver e amadurecer competências como a coordenação de movimentos, controlo postural e praxia.
Quando a criança brinca com blocos ela aprende a ser criativa, já que constrói uma estrutura única da sua autoria, desenvolve a motricidade fina (movendo com precisão objectos através da pinça fina, controlando o movimento para manter o equilíbrio de uma torre) bem como explora as relações do tamanho e da forma.
No final do dia, explorar um livro repleto de imagens, permite à criança aprender novas palavras e a ‘ler’ as imagens sequenciando mentalmente a história, desenvolvendo a sua capacidade criativa e imaginativa.
quinta-feira, 17 de junho de 2010
quarta-feira, 16 de junho de 2010
terça-feira, 15 de junho de 2010
Suplementos de flúor: sim ou não?
Os fluoretos, quando administrados por via oral, podem ter efeitos tóxicos, em particular antes dos 6 anos.

Nas crianças com idades iguais ou inferiores a 6 anos, que cumprem as exigências habituais da higiene oral, isto é, escovam os dentes usando dentífrico fluoretado, a concomitante administração de comprimidos ou gotas aumenta o risco de fluorose dentária (alteração da cor do esmalte).
Ainda antes de o bebé nascer, as consultas de vigilância da gravidez, são uma boa oportunidade para sensibilizar os pais para a importância da saúde oral no contexto de uma saúde global. Por isso, as mensagens devem dar destaque, aos cuidados a ter com a alimentação e a higienização da boca da criança, especialmente após a erupção do primeiro dente.
Na consulta de saúde infantil ou de vigilância da criança pretende-se sensibilizar os pais para a rotina de higiene diária do bebé.
* Imagem retirada da Internet