quarta-feira, 17 de abril de 2013
quinta-feira, 11 de abril de 2013
Tummy Time!
Existem várias estratégias para o Tummy Time, tempo de barriga para baixo (http://desenvolvimento-infantil.blogspot.pt/2010/03/tummy-time.html). Uma delas é colocar o bebé apoiado numa bola de praia (meia vazia) ou terapêutica, por períodos de tempo progressivamente mais longos. Para iniciar esta actividade é aconselhável que o bebé tenha já algum controle do pescoço.
Recorde-se que pode aproveitar sempre o Tummy Time para um momento a dois; enquanto o posiciona na bola pode embalar o bebé em movimentos suaves e ritmados, aos quais associa a sua voz sussurrando uma lenga-lenga ou canção.
terça-feira, 9 de abril de 2013
Será que um dia teremos este tipo de aviso nas nossas lojas?
Já estivemos mais longe... A única forma de os prevenir é alertar os pais e cuidadores para a necessidade de dizer "não" com firmeza e assertividade.
Recorde-se que através do "não", e principalmente da frustração causada, o seu filho irá crescer com a noção de que nem todas as vontades podem ser satisfeitas e que existe um limite. O papel dos pais nos primeiros anos de vida é fundamental. A atitude deve ser coerente, a postura paciente e firme, de não deixar de educar em nenhum momento. A autoridade que será percepcionada nos pais converte-se rapidamente em segurança para os mais pequenos. Se quer o seu filho feliz e capaz de se adaptar às mudanças de forma saudável, saiba que o seu "não" é uma ferramenta essencial.
* Imagem retirada da Internet.
segunda-feira, 8 de abril de 2013
Criatividade literária: Como manter o gosto pela escrita!
Acerca da leitura e da
importância de começar a ler com os bebés desde os primeiros meses de vida já
muito se disse no DI. Parece-nos agora pertinente explorar o desenvolvimento da
criatividade literária.
Frequentemente nos apercebemos
que crianças em idade pré-escolar apresentam um interesse e uma curiosidade
incontrolável pela escrita, solicitam constantemente a ajuda do adulto na
conjugação das letras correctas para escrever determinadas palavras. Se estiver
atento perceberá que as palavras escolhidas são normalmente o nome de pessoas
próximas e significativas ou de temas pelos quais demonstram interesse há já
algum tempo.
No entanto, uma vez na escola e perante
a exigência na realização de redacções, com temas sugeridos, deparamo-nos com o
total desinteresse da criança e até resistência à tarefa. O problema é que na
maioria das vezes o tema proposto não é do interesse pessoal da criança, não é
algo que tenha ocupado o seu pensamento nos últimos dias e por isso pouco terá
a dizer sobre o mesmo. Torna-se uma tarefa pouco interessante e de enorme
risco, uma vez que poderá resultar num futuro escritor superficial, sem encanto
pela escrita.
Se se pretende incentivar a
escrita e o desenvolvimento da criatividade literária, a melhor estratégia é ir
ao encontro do que é do interesse da criança, do que já pensou e domina, do que
ela conhece bem. Nos primeiros anos de aprendizagem da escrita, impor temas
resulta na inibição do esperado acto criativo da escrita e do recurso à escrita
como forma de expressão.
Uma proposta que será bem aceite
por algumas crianças é a composição de uma carta dirigida a uma pessoa de quem
gostam… O elo relacional irá certamente facilitar o envolvimento da criança na
actividade bem como a expressão escrita espontânea, sem obstáculos à emergência
de palavras que traduzem as experiências vividas.
Uma outra estratégia promotora do
desenvolvimento da criatividade literária é a composição conjunta de uma
história com o início sugerido pelo adulto. Todas as crianças da turma
participam, dão a sua sugestão e são incentivadas pelas palavras e imaginação
dos restantes.
O sucesso dos diários é também
facilmente explicado, a criança escreve acerca de si e do seu mundo, nada poderia
ser mais interessante. É um excelente presente para oferecer a uma criança de
7, 8 anos.
Por fim, lembre-se que será
sempre o exemplo mais valorizado. Se tem necessidade de utilizar o computador
diariamente, sugerimos que primeiro escreva as suas notas num bloco. Por que
não escolher diferentes blocos e alguns serem partilhados com o resta da
família? O bloco das receitas de culinária, o de registo de aventuras
familiares, etc. Será um excelente exemplo que rapidamente o seu filho quererá
seguir.
* Imagem retirada da Internet
terça-feira, 2 de abril de 2013
Dia Internacional do Livro Infantil
Hoje no Dia Internacional do Livro Infantil não pode deixar de ler uma história com o seu filho! Recordamos que principalmente a partir dos 6 meses é uma actividade importantíssima, mas poderá começar mais cedo.
*Imagem retirada da Internet
Lista de brinquedos!
Na escolha dos brinquedos opte
pela qualidade em detrimento da quantidade. A qualidade do brinquedo avalia-se
pelas inúmeras potencialidades, simplicidade e pela natureza dos materiais.
Opte por materiais com diferentes texturas e temperaturas; madeira, cartão,
tecido, areia, entre outros, e o mais naturais possível. Quanto mais
diversificados, mais rico será o ambiente lúdico.
Pretende-se que os brinquedos sejam
promotores da capacidade imaginativa e criativa da criança, portanto o “menos é
mais”, quanto mais simples mais potencialidades. Lenços, caixas de cartão,
cubos de madeira, recipientes de diferentes formas e capacidades, areia,
bonecos de pano, lápis e papel, instrumentos musicais como pandeireta, maracas
ou sinos são excelentes opções.
Recorde-se que o objectivo é
brincar, o relevante é a actividade em si. Bonecas que reproduzem fielmente
alguns comportamentos do bebé, brinquedos com inúmeras funções, são considerados
frios, ao tacto (plástico), e pouco inspiradores na promoção da criatividade e
imaginação tão preponderantes para o desenvolvimento afectivo-emocional da
criança.
Promova a actividade dramática no
brincar, incentive o desempenho de papéis diferentes e envolva-se sempre.
Quanto mais participar na brincadeira e assumir o papel que lhe foi sugerido
pela criança mais divertido será e, mais importante, estará a prestar um enorme
ajuda no desenvolvimento emocional e cognitivo do seu filho.
Subscrever:
Mensagens (Atom)