terça-feira, 2 de abril de 2013

Lista de brinquedos!


Na escolha dos brinquedos opte pela qualidade em detrimento da quantidade. A qualidade do brinquedo avalia-se pelas inúmeras potencialidades, simplicidade e pela natureza dos materiais. Opte por materiais com diferentes texturas e temperaturas; madeira, cartão, tecido, areia, entre outros, e o mais naturais possível. Quanto mais diversificados, mais rico será o ambiente lúdico.
Pretende-se que os brinquedos sejam promotores da capacidade imaginativa e criativa da criança, portanto o “menos é mais”, quanto mais simples mais potencialidades. Lenços, caixas de cartão, cubos de madeira, recipientes de diferentes formas e capacidades, areia, bonecos de pano, lápis e papel, instrumentos musicais como pandeireta, maracas ou sinos são excelentes opções.



Recorde-se que o objectivo é brincar, o relevante é a actividade em si. Bonecas que reproduzem fielmente alguns comportamentos do bebé, brinquedos com inúmeras funções, são considerados frios, ao tacto (plástico), e pouco inspiradores na promoção da criatividade e imaginação tão preponderantes para o desenvolvimento afectivo-emocional da criança.
Promova a actividade dramática no brincar, incentive o desempenho de papéis diferentes e envolva-se sempre. Quanto mais participar na brincadeira e assumir o papel que lhe foi sugerido pela criança mais divertido será e, mais importante, estará a prestar um enorme ajuda no desenvolvimento emocional e cognitivo do seu filho.  

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