domingo, 3 de fevereiro de 2013

Intervenção Precoce na Infância - Estado actual


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A Intervenção Precoce em Portugal está, desde 2009, definida pelo Sistema Nacional de Intervenção Precoce (SNIPI), com um modelo centrado na família. Abandonado o modelo anterior, centrado apenas na criança, propõe um trabalho realizado por equipas multidisciplinares e transdisciplinares, cuja intervenção se baseia no conhecimento de que a criança aprende nas atividades das rotinas do quotidiano, nos contextos naturais de vida, em casa e na escola, melhor do que em sessões especiais, em cenários artificiais, na relação 1:1.
Numa visão ecológica e sistémica, a criança desenvolve-se na relação com a família, adultos e pares, repetidamente exposta a estímulos que levam a ações e respetivas consequências. O ABC do “Embedded Instrution”, que conduz à espantosa melhoria da funcionalidade da criança, traduzido em objetivos para a aprendizagem de alta qualidade.
Do antigo e ultrapassado modelo médico, monodisciplinar e centrado na criança, Portugal evoluiu, orgulhosamente a par da maioria dos países Europeus e dos Estados Unidos, para um novo paradigma assente na transdisciplinaridade, no fortalecimento das famílias e no privilégio das rotinas nos contextos naturais.
* Imagem retirada da Internet

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