Acerca da leitura e da
importância de começar a ler com os bebés desde os primeiros meses de vida já
muito se disse no DI. Parece-nos agora pertinente explorar o desenvolvimento da
criatividade literária.
Frequentemente nos apercebemos
que crianças em idade pré-escolar apresentam um interesse e uma curiosidade
incontrolável pela escrita, solicitam constantemente a ajuda do adulto na
conjugação das letras correctas para escrever determinadas palavras. Se estiver
atento perceberá que as palavras escolhidas são normalmente o nome de pessoas
próximas e significativas ou de temas pelos quais demonstram interesse há já
algum tempo.
No entanto, uma vez na escola e perante
a exigência na realização de redacções, com temas sugeridos, deparamo-nos com o
total desinteresse da criança e até resistência à tarefa. O problema é que na
maioria das vezes o tema proposto não é do interesse pessoal da criança, não é
algo que tenha ocupado o seu pensamento nos últimos dias e por isso pouco terá
a dizer sobre o mesmo. Torna-se uma tarefa pouco interessante e de enorme
risco, uma vez que poderá resultar num futuro escritor superficial, sem encanto
pela escrita.
Se se pretende incentivar a
escrita e o desenvolvimento da criatividade literária, a melhor estratégia é ir
ao encontro do que é do interesse da criança, do que já pensou e domina, do que
ela conhece bem. Nos primeiros anos de aprendizagem da escrita, impor temas
resulta na inibição do esperado acto criativo da escrita e do recurso à escrita
como forma de expressão.
Uma proposta que será bem aceite
por algumas crianças é a composição de uma carta dirigida a uma pessoa de quem
gostam… O elo relacional irá certamente facilitar o envolvimento da criança na
actividade bem como a expressão escrita espontânea, sem obstáculos à emergência
de palavras que traduzem as experiências vividas.
Uma outra estratégia promotora do
desenvolvimento da criatividade literária é a composição conjunta de uma
história com o início sugerido pelo adulto. Todas as crianças da turma
participam, dão a sua sugestão e são incentivadas pelas palavras e imaginação
dos restantes.
O sucesso dos diários é também
facilmente explicado, a criança escreve acerca de si e do seu mundo, nada poderia
ser mais interessante. É um excelente presente para oferecer a uma criança de
7, 8 anos.
Por fim, lembre-se que será
sempre o exemplo mais valorizado. Se tem necessidade de utilizar o computador
diariamente, sugerimos que primeiro escreva as suas notas num bloco. Por que
não escolher diferentes blocos e alguns serem partilhados com o resta da
família? O bloco das receitas de culinária, o de registo de aventuras
familiares, etc. Será um excelente exemplo que rapidamente o seu filho quererá
seguir.
* Imagem retirada da Internet
1 comentário:
Felicito-vos pelo blog!Apresentam artigos muito interessantes.
Porque as brincadeiras potenciam a aprendizagem, deixo uma sugestão de leitura sobre os brinquedos certos para cada idade de desenvolvimento.
http://terapiadafaladaniela.blogspot.pt/2013/02/hora-de-brincar-quais-os-brinquedos.html
Daniela Gonçalves
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