terça-feira, 12 de março de 2013

Espelha-me o meu esforço e tornar-me-ei confiante!


A preocupação mais frequente dos pais prende-se com a auto-estima dos filhos. No entanto, a estratégia a que recorrem para tornar os filhos mais confiantes não é a ideal. Dizer a uma criança que é muito inteligente e elogiar constantemente o desempenho com frases de incentivo como “boa, és mesmo rápido” ou “bom trabalho, és mesmo esperto” não a ajuda no seu auto-conceito, pelo contrário torna-a receosa na perda das suas qualidades, sempre tão elogiadas pelos cuidadores. São crianças que não arriscam, não procuram aumentar o nível de dificuldade nas actividades que escolhem e preocupam-se constantemente em estar à altura do rótulo a que foram sujeitas.

Se quer aumentar a auto-estima do seu filho, valorize o seu esforço durante a actividade mais do que o resultado. Opte por descrever o comportamento ou a atitude que lhe permitiu ter sucesso, seja concreto. Por exemplo:

- Se o seu filho completou um puzzle sozinho opte por dizer, “estavas concentrado e atento, por isso conseguiste encaixar todas as peças”;
- Se o seu filho conseguiu realizar um exercício da escola numa segunda tentativa opte por dizer, “não desististe e vê como conseguiste fazer, desenrascaste-te muito bem”.

Por vezes um sorriso e um aceno de cabeça é suficiente para o seu filho perceber que ficou feliz e que reconhece o seu esforço.

*
* Imagem retirada da Internet

Sem comentários:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails