quinta-feira, 14 de março de 2013

O toque que nos une...

O tacto é o primeiro sentido a desenvolver-se e adquire extrema importância nos primeiros meses de vida no processo de vinculação mãe-bebé. Através do toque a mãe poderá encontrar um elo de ligação profundo que permitirá ao seu bebé crescer com afecto, sentido de segurança e confiança. Infelizmente, ao longo dos anos e com o avanço da tecnologia associada à puericultura, desenvolvemos objectos que afastam os bebés dos cuidadores. O “ovo”, o carrinho, a espreguiçadeira, embora facilitadores da rotina familiar cavam um fosso entre bebé e mãe dificultando o contacto entre ambos.

Não descure o poder do toque, promova na sua rotina momentos dedicados ao toque pele a pele. Nas primeiras semanas de vida o método canguru é excelente e muito benéfico para o recém-nascido, quer em termos físicos (menor frequência de processos infecciosos, cólicas, entre outros) quer para a sua “saúde” relacional uma vez que proporciona a continuidade da sintonia entre a mãe e o bebé. Basta-lhe reservar 15 minutos no final do dia, sem distracções, para encostar o bebé ao seu peito. Aproveite e sussurre com afecto o bem-estar que proporciona a ambos.

Nos bebés mais velhos opte por uma massagem com um óleo vegetal, prensado a frio, o mais natural possível e anteriormente testado na pele do bebé.

Recorde-se que faz sentido dizer ao bebé que o irá massajar, mostrando-lhe o óleo que espalhou nas mãos. Se perceber que o bebé não está disponível adie para uma altura em que esteja mais tranquilo e desperto.

*

*Imagem retirada da internet


Sem comentários:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails