quinta-feira, 7 de março de 2013

Técnica de Swaddling

 A técnica de swaddling consiste em envolve o recém-nascido num pano ou manta. Uma prática comum há muitos séculos em determinadas culturas e nas últimas décadas de maior recurso no ocidente. Embora não seja uma técnica recomendada pela Academia Americana de Pediatria alguns estudos revelam que poderá ter um efeito protector no Síndrome de Morte Súbita do Lactente (SMSL). Os cuidadores que usam esta técnica fazem-no principalmente pelo seu efeito calmante e tranquilizante do recém-nascido, dado que reproduz a contenção a que estavam habituados no útero da mãe e lhes permite regular a temperatura corporal. No entanto, esta técnica deve ser usada apenas até à quarta, quinta semana de vida dado que a partir desta altura o bebé sente necessidade de uma maior amplitude de movimentos e deve ser realizada de forma segura evitando a displasia da anca. O cuidador deverá ter especial atenção às pernas do recém-nascido, enrolando-o na manta de forma a permitir o movimento livre dos membros inferiores. 

*
Poderá assistir ao seguinte vídeo da  IHDI (International Hip Dysplasia Institute) e visualizar as técnicas seguras de swaddling. 




Esta deverá ser uma técnica a usar quando o bebé se encontra desconfortável mas não deverá ser mantida ao longo de todo o dia, apenas pontualmente tendo sempre em atenção a temperatura do recém-nascido, evitando o aquecimento corporal excessivo. Recorde-se ainda da importância do toque e de um período de massagem ao bebé, que envolve o tão importante contacto pele a pele, nos primeiros meses e anos de vida. 

* Imagem retirada da Internet

Sem comentários:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails