domingo, 21 de março de 2010

Plagiocefalia

A plagiocefalia posicional pós natal é uma assimetria craniana provocada pela pressão constante sobre um dos lados do crânio. Surge antes dos 3 meses de idade e mais frequentemente no sexo masculino, no prematuro e gémeos. Depois da Recomendação da Academia Americana de Pediatria sobre a posição de dormir em decúbito dorsal (de barriga para cima) no intuito de reduzir o Síndrome de Morte Súbita do Lactente, houve um aumento significativo desta deformidade o que levou à necessidade de aconselhamento aos pais de medidas preventivas precoces como o posicionamento em decúbito ventral (de barriga para baixo) quando o bebé está acordado, praticado várias vezes por dia (Tummy-time), e a alternância do lado para o qual se vira a cabeça durante o sono.
Nas plagiocefalias graves ou persistentes pode ser necessário tratamento ortésico (capacetes) ou cirúrgico.

Sites de Interesse:

http://www.plagiocephalycare.org/
http://www.cranialtech.com/
http://www.ahead4babies.com/Home/tabid/36/Default.aspx


1 comentário:

Anónimo disse...

Olá mamãs,

Resumindo a minha. história, venho do fórum o nosso casamento, entretanto casei e tive uma filha, linda que está agora com 10 meses e 3 semanas. Nasceu com plagiocefalia posicional, achatada do lado esquerdo e "bicuda" do lado direito, tem portanto 1 formato oblíquo. Os médicos tb disseram que ia ao lugar com o tempo, mas não foi e dps disseram que só com cirurgia, mas que não era indicado uma vez que era só posicional e que não se notaria muito. E assim vim para a net onde encontrei várias dicas sobre a plagiocefalia e os capacetes. A minha fofinha está agora com capacete feito em portugal em Albufeira/faro, através da ortopédica phoenix http://phoenix.pai.pt/, que é quem faz os capacetes à medida http://phoenix.pai.pt/ms/ms/centro_ortopedico_phoe..., contactos: 210446541, ou 289588800, cujo preço anda á volta dos 600 euros (pode haver variações tendo em conta as cabeças e respectivos problemas, não há capacetes iguais), no preço estão incluídas as visitas. O acompanhamento médico é feito pelo Dr.Machado, do Hospital de Faro (consultas só com credencial e penso que tem de se ter residência em faro)mas também dá consultas pelo privado (aonde eu Fui)na Fisiociência - contacto: 917300058, consultas são 65€.

Também fui ao DR. Joan Pinot, que dá consultas às 5ª feiras no Hospital da Ordem Terceira no Porto contacto 222062100, preço 3800 euros (inclui capacete à medida feito nos EUA e os acompanhamentos/ visitas), fora a 1ª consulta que são 150€ (ou 120)que foi o que paguei, mas acabei por optar pelo de Faro que era mais rápido (o de Espanha demorava entre a consulta e o capacete vir 3 semanas, o de Faro foi 5 dias e achamos, eu e o pai que o tempo faz a diferença para além de ser mais barato que foi também um factor de ponderação).

Também soube que o Dr. José Miguéns dá consultas no Hospital da Luz, mas não fui a este, sugiro ligar para este Hospital.

A bebé já usa as 23 horas por dia (tira de manha, limpo com alcool e ponho creminho cerca de 15 minutos, e à noite para o banhinho, limpo outra vez com alcool, tanto o capacete como a cabecinha e ponho creminho, cerca de 45 minutos). Ela habituou-se bem, não parece incomodar-se nada, dorme lindamente e anda feliz e contente como sempre andou, só se queixou a meio da primeira semana, tipo irritadiça e tentar tirar o capacete, mas já lhe passou, mas agora até esboça um sorriso logo a seguir a pô-lo (claro que nós dizemos sempre ficou tão linda...)e fá-la transpirar, mas nós pusemos um babete para "agarrar" a transpiração. E pronto espero ter ajudado.
..

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails